terça-feira, 16 de agosto de 2011

Escolas distribuem tablets para seus alunos. É viável?

As ‘novas tecnologias empregadas no ensino a distancia’, ou não tão novas assim, são ferramentas excepcionais na interação dos alunos com o conteúdo a ser explorado. Atualmente as escolas, já distribuem tablets ou netbooks para seus alunos interagirem com os professores e o conteúdo didático disponível pela rede. É claro que isso tem um custo, porém em pouco tempo isso não será mais um barreira para ser introduzido em todos os estabelecimentos educacionais. Mas se for considerar custo, é valido pensar em um aspecto muito atual, que é a sustentabilidade. Com o uso da tecnologia no ensino a distancia, o papel deixa de ser utilizado e o deslocamento até a faculdade ou escola também não é necessário com a utilização de veículos poluentes, contribuindo com a sustentabilidade e justificando o custo-benefício empregado na tecnologia. (http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,estudantes-ganham-tablets-em-curso-a-distancia,671829,0.htm).

2 comentários:

  1. Prof. Daniel, muito interessante a reportagem. Ela traz à tona coisas que podem passar desapercebidas em nosso cotidiano, como a redução do uso de papel e do transporte para ir à escola. Considerando o propósito da democratização da educação pela EAD, estes argumentos só têm a contribuir com as discussões, já que mesmo hoje em dia, várias pessoas não estudam por problemas financeiros causados pelos custos do transporte e do material impresso.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Penso que o uso de tablets ou netbooks são ferramentas importantíssimas para despertar o interesse nos alunos, uma vez que torna a aprendizagem mais dinâmica e interativa, pois até mesmo o aluno com certa timidez em sala de aula consegue expressar suas ideias e questionamentos, sem medo de errar. Concordo com a redução do uso do papel, mas ainda acho importante os momentos presenciais de um curso para socialização e aproximação do grupo.

    ResponderExcluir